Para o presidente do PSDB, a queda de inteção de voto para a presidente Dilma, divulgada pela pesquisa do Datafolha no sábado (05), mostra que a clara percepção da opinião pública de que o ciclo de governo do PT se esgotou e que o país não vai bem.
Para o presidente do PSDB, a queda de inteção de voto para a presidente Dilma, divulgada pela pesquisa do Datafolha no sábado (05), mostra que a clara percepção da opinião pública de que o ciclo de governo do PT se esgotou e que o país não vai bem.
A pesquisa Datafolha de 2 e 3 de abril mostra uma queda de 6 pontos porcentuais da presidente Dilma Rousseff, caindo para 38% das intenções de votos. Aécio teria 16%. Campos, 10%. Candidatos de partidos menores somam 6%. O pré-candidato do PSDB manteve o mesmo percentual da pesquisa anterior, realizada no final de fevereiro, enquanto Campos cresceu um ponto percentual.
Provável adversário da presidente Dilma Rousseff nas eleições de outubro, o senador Aécio Neves (PSDB) minimizou, no domingo (6), o fato de não ter crescido nas intenções de voto para o Palácio do Planalto, apesar da queda de seis pontos percentuais da presidente apontada pela pesquisa Datafolha.
Aécio disse que as pesquisas ainda não refletem um “cenário real de intenção de voto” porque a campanha eleitoral não teve início.
“Não há como comparar pré-candidatos com enormes diferenças no grau de conhecimento por parte do eleitorado. Apenas após o início da propaganda eleitoral em rádio e TV, a população terá chance de conhecer as propostas e os perfis de cada um de forma mais equilibrada”, afirmou.
Aécio atribuiu a “erros repetidos” do governo a queda de Dilma na pesquisa Datafolha. “O que vai se confirmando em todas as pesquisas é que aumenta a percepção dos brasileiros sobre os repetidos erros cometidos pelo governo”, afirmou.
No cenário principal, com Dilma, Aécio, campos e os candidatos dos partidos menores, o Datafolha identificou ainda grandes disparidades nas intenções de votos das diferentes regiões do país. A presidente leva grande vantagem no Nordeste, com 54% das intenções de voto, enquanto no Sudeste tem 29%. Aécio tem apenas 7% dos votos nordestinos.
Aécio, porém, leva vantagem entre os eleitores de maior nível de renda.: o tucano tem 34% dos votos entre os eleitores com renda familiar superior a 10 salários mínimos, contra 20% da presidente Dilma. Aécio também lidera a pesquisa entre os eleitores com nível de escolaridade superior: nessa faixa de público, o tucano tem 25% das intenções de voto, contra 22% de Dilma.
Quanto ao grau de conhecimento que os entrevistados revelaram ter dos candidatos, o candidato Eduardo Campos é o que tem mais a ganhar com o início da campanha, já que 42% disseram disseram desconhecê-lo. Aécio é desconhecido de 25% dos eleitores ouvidos, contra 13% de Marina e 1% apenas de Dilma. O Datafolha ouviu 2.637 pessoas em 162 municípios e a margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou para menos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário