Ezequiel Fagundes – Hoje em Dia
Aliados do grupo político do presidente nacional do PSDB e senador Aécio Neves decidiram nessa terça (1º) que o candidato tucano a prefeito de Belo Horizonte terá perfil político. A decisão vai contra o entendimento do prefeito Marcio Lacerda e presidente estadual do PSB, que tem defendido uma alternativa técnica.
A divergência sobre a escolha do nome, no entanto, não é considerada intransponível. “É consenso que seja um nome político. O político é que tem essa capacidade de liderar, de conduzir”, afirmou o anfitrião do encontro, o ex-presidente da Assembleia Legislativa Dinis Pinheiro (PP).
Vinte e dois políticos de nove partidos – PSDB, PSB, PP, DEM, PTB, PPS, PV, PDT e Solidariedade – participaram da reunião. Incluindo seis pré-candidatos à prefeitura da capital.
São eles: ex-governador Alberto Pinto Coelho (PP), o vice prefeito Délio Malheiros (PV) e os deputados João Vítor Xavier (PSDB), Sargento Rodrigues (PDT), João Leite (PSDB) e Gustavo Corrêa (DEM).
Pesquisa
Alberto Pinto defendeu que a escolha do nome seja referendada por todos os partidos aliados, a partir de uma pesquisa qualitativa. “Temos que abdicar das pretensões pessoais para construir um processo coletivo”, considerou. “Estamos unidos em um esforço máximo de convergência. Ninguém vai aceitar um candidato tirado da cartola”, realçou Sargento Rodrigues.
No início do mês, Aécio e Lacerda deram início às tratativas com o objetivo de construir a chapa. Como o período eleitoral deste ano será mais curto, aliados do tucano querem lançar um nome conhecido junto ao eleitorado. Na primeira tentativa de eleger o sucessor, o prefeito defende uma alternativa oriunda do meio empresarial.
Nenhum dos lados quer adotar a tática de lançar candidaturas pulverizadas. A intenção é entrar na disputa com todos os partidos aliados apoiando. A divergência, porém, já envolve negociação visando às eleições de 2018. Em troca da cabeça de chapa em BH, os tucanos apoiariam Lacerda na corrida pelo Palácio da Liberdade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário