quarta-feira, 22 de agosto de 2012
IDEB: Especialista afirma que Minas faz a "lição de casa" em matéria de Educação e que segue "a receita de estruturar o ensino".
IDEB 2011: Educação em Minas
Fonte: Agência Minas
VEJA destaca excelência da educação pública de Minas e os bons resultados do Estado no IDEB
Entrevistado da publicação declara que municípios mineiros estão fazendo a "lição de casa"; escolas públicas de Minas são citadas como exemplo
A edição nacional da revista VEJA desta semana destaca em duas matérias os bons resultados alcançados pelas escolas públicas mineiras no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), divulgado na semana passada pelo Ministério da Educação.
Na entrevista de Páginas Amarelas, o especialista João Batista Araujo e Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto - ONG dedicada a estudos educacionais - afirma que vários municípios de Minas Gerais, de São Paulo e do Ceará estão fazendo a "lição de casa" em matéria de Educação. "Elas seguem a receita de estruturar o ensino, de cuidar de questões que realmente fazem a diferença", pontua o educador. Clique aqui para ler a íntegra da entrevista.
As escolas públicas mineiras também são destacadas na reportagem em que a VEJA analisa especificamente os resultados do IDEB. A matéria utiliza o exemplo de Minas Gerais para afirmar que "mais dinheiro não é condição necessária para alcançar excelência" no ensino.
"O estado é campeão nacional no primeiro ciclo do ensino fundamental - com IDEB 5,9 em contraste com o IDEB 5 da média brasileira -, mas no ranking dos gastos por aluno está em apenas 14º. Em contraponto, a revista cita o caso do Amapá, que tem IDEB 4,1 (30% menos que o de Minas) mas aparece na terceira colocação entre os estados mais gastadores.
De acordo com a especialista Maria Helena Guimarães, ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira(INEP), citada na matéria, a explicação é que a educação em Minas está fundada sobre as bases da continuidade nas políticas públicas e na articulação entre estado e municípios.
"Além disso, o estado - que ainda emplacou em primeiro lugar a Escola Municipal Carmélia Dramis Malaguti, de Itaú de Minas - tem dado relevante ênfase aos programas de alfabetização", conclui a reportagem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário